Confira uma lista de 5 simuladores e saiba onde começar no automobilismo virtual.

Milhares de fãs de automobilismo ao redor do mundo começam sua experiência em simracing ou automobilismo virtual sem ter muita ideia do que esperar de cada um destes softwares de simulação de corridas. O debate é grande, e cada jogo tem sua base fiel de usuários que saem em defesa de seu favorito em debates calorosos e muitas vezes até com ofensas desnecessárias entre os chamados “Fan boys”. Mas enquanto é difícil definir qual é o melhor simulador de corrida no mercado, é muito mais plausível definir qual é o mais indicado para começar sua jornada neste mundo que cada vez traz mais adeptos e, já como um aviso, simracing é extremamente viciante! Mas afinal, qual é o melhor simulador de corridas para começar no simracing?

Confira a lista de 5 jogos começando pelo menos aconselhável para iniciantes até o mais indicado para quem quer explorar simracing de um forma simples e divertida. É hora de tornar-se um simracer!

5 – iRacing

Talvez rFactor2 deveria ser o primeiro da lista dos menos “amigáveis” para quem está começando, mas o fator preço também é bastante importante para quem ainda não sabe se gosta o suficiente para investir um alto valor no hobby. E as vezes, iRacing pode ser uma opção distante pelo preço do simulador.

iRacing é um dos melhores simuladores de corrida no mundo no que diz respeito à competitividade em pista. Com foco em matchmaking de usuários (ou seja você vai correr com pessoas que estão no seu nível) e uma vasta base de usuários, Iracing é sem dúvida o mais organizado título no mercado.

O simulador tem corridas diárias, disputas de todos tipos incluindo endurance, ovais e off-road. O problema é que tudo isso tem um custo não só mensal, mas também você terá que comprar carros e pistas de uma forma separada, e esperar as promoções como as feitas no boxing day para renovar a assinatura por um período que pode variar de 1 mês a 2 anos

A variedade de carros e pistas também é limitada, não há muitas categorias disponíveis e cada carro e cada pista custam em torno de 11,95 e 14,95 dólares consecutivamente. A interface do usuário (UI – user interface) também deixa a desejar, já tem aspecto ultrapassado e jogo como um todo é gerenciado com um website que organiza as funções da simulação e que é bem confuso para quem está começando.

A grande vantagem deste simulador é o ranking de usuários. O jogo tem um algorítimo que classifica o comportamento do piloto com respeito aos acidentes (safety rating). Se você não se mantém no nível mínimo exigido você não conseguirá ser promovido para receber uma carteira de piloto superior à atual que possui, não podendo assim, participar de competições oficiais do simulador. E é claro, você começa como rookie😂.

O alto custo do iRacing definitivamente o coloca como um dos menos apropriados para quem quer começar no simracing. Prove outros títulos primeiros e baseado na sua esperiência com eles decida se quer ou não investir neste simulador.

Um detalhe importante é lembrar de que o fato de o iRacing ser o mais caro não significa que seja o melhor simulador. Aqui entra um quesito básico de marketing, como o valor de uma marca no mercado. Teste todos os simuladores que você puder e tome sua decisão baseado naquele que deixou o maior sorriso no seu rosto!

4 – rFactor 2

O rFactor 2 é o simulador mais “hardcore” do mercado. Considerado por muitos como o simulador com a melhor física ( Motor de física / simulação dinâmica). “Trocando em miúdos”, o que mais se aproxima da realidade. Porém o simulador também não se dá muito bem com novos usuários pela complexidade de simulação. jogar online é uma missão quase impossível, mas não faltam ligas organizadas para que os pilotos possam testar suas habilidades. O problema que estas ligas geralmente tem um nível bem elevado. Não sendo indicado para quem esta começando.

A parte positiva é que o rFactor 2 também tem um ótimo AI (inteligência artificial) o que siginifica que você pode ter corridas emocionantes jogando contra o próprio PC, polindo suas habilidades para o hora da verdade contra outros usuários!

O Interface de usuários tambèm não ajuda muito, mas a nova interface está chegando em breve e deve tornar as coisas mais simples, tanto para novos usuários quanto para os já aficionados pelo título.

Apesar de não ser um simulador ideal para começar no simracing, o rFactor 2 é barato e increditavelmente emocionante! Os DLCs (conteúdo adicional que o usuário pode comprar) tem um preço bem acessível e há uma incrível variedade de carros e pistas gratuitos criados pela comunidade e disponíveis para você adicionar ao jogo sem gastar um centavo (Apesar dos mods serem gratuitos incentivamos os usuários a fazer uma pequena doação aos desenvolvedores para ajudar no trabalho incrível que eles fazem). Estes conteúdos adicionais chamados de “mods”, variam de qualidade, mas para evitar dor de cabeça e baixar somente conteúdo que realmente vai adicionar uma experiência de pilotagem prazeroza no simulador utilize os conteúdo que tenham mais “estrelas” e praticamente todos os mods disponibilizados pelo “by Studio 397” Clique aqui e veja todos os mods gratuitos para rFactor 2 no Steam.

Os últimos packs de DLC desenvolvidos pelo Studio 397 são incríveis e têm uma qualidade infinitamente superior ao conteúdo mais antigo no que se refere especialmente ao gráficos. O Simulador recebeu muito conteúdo DLC de qualidade em 2019, com destaque para os novos carros do Endurance Pack, GT3 Pack e também as pistas de Sebring, Nurburgring e Le Mans que elevaram o simulador a um outro patamar.

3 – Assetto Corsa

Muito conhecido e popular entre os brasileiros, o Assetto Corsa é mais usado para quem busca uma simulação de corrida mais precisa e também divertida. O Simulador é barato e a variedade de mods e apps criados pela comunidade para o Assetto Corsa, tanto gratuitamente como através de pagamentos ou contribuições aos desenvolvedores é simplesmente fantástica e superior a qualquer outro título. Mas é justamente este fato que não deixa este simulador de corrida tão prezado ser o primeiro da lista para quem está começando em simracing.

A curva de aprendizado para gerenciar os mods e aproveitar todos os recursos do simulador pode ser um pouco complexa. Isso porque para extrair o máximo deste título você precisaria instalar extensões de terceiros como o excelente “Content Manager” que se torna a novo user interface depois de instalado e que permite a utilização destes novos recursos de forma mais dinâmica e produtiva.

A interface de usuário original de jogo é de fácil acesso e caso o usuário opte por não usar o Content Manager, a navegação será intuitiva e rápida. Porém, como mencionado anteriormente o Content Manager permitirá ao usuário administrar mods que revolucionaram o já datado simulador do estudio italiano Kunos Simulazioni. Como o “Shaders Patch” e também o mod chamado “SOL” Estes apps permitem uma melhora na qualidade gráfica do Assetto Corsa e também permite a variação das condições climáticas como, chuva, neve, neblina, noite e dia.

Apesar de não ser o mais aconselhado para que está começando no automobilismo virtual, se você tiver um pouquinho de paciência, este simulador provavelmente vai ser seu ponto de partida no simracing. O Assetto Corsa proporciona tudo que você precisa, muitas opções de séries, ótima simulação, Force Feedback excelente e uma comunidade grande e participativa.

De todos os simuladores, provavelmente Assetto Corsa é o mais flexível. Apresenta uma variedade de carros que abrange as principais e mais desejadas máquinas que se consagraram nas pistas de corridas, além de famosos esportivos que são o sonho de consumo dos aficcionados pelo automobilismo. A grande vantagem do tradicional simulador italiano são as corridas online. você pode optar pelo multiplayer e desafiar pilotos do mundo inteiro, participar de ligas privadas ou usar o famoso Sim Racing System, aplicativo que funciona similarmente ao sistema de ranqueamento do iRacing, gerenciamento o comportamento do usuário e protagonizando corridas com um “fair play” impressionante, muito diferente do caos dos servidores “públicos” disponibilizados no lobby multiplayer do Assetto Corsa.

2 – Project Cars 2

O simulador da Slightly Mad Studios gera muitos debates sobre a fidelidade de simulação do jogo. O Project cars fica no meio do caminho entre uma simulação mais hardcore e um jogo mais arcade como a sequência Forza.

Apesar de ficar um pouco para trás no quesito da física,a qualidade gráfica do jogo surpreende, provavelmente um das mais bem trabalhadas do mercado. Outro fator importante e a interface de usuário que é bem moderna e de fácil navegação.

O jogo também conta com um variedade de carros e pistas impressionante, sendo a variação muito grande na qualidade entre um carro e outro ou entre uma pista e outra o maior ponto fraco. Especialmente em relação a experiência de condução nas combinações entre e carros e pistas.

O multiplayer no Project Car 2 também é bastante fácil de ser usado e não falta adversários para suas corridas durante a semana ou nos fins de semana.

Levando em consideração os prós e contras do Project cars 2 para iniciantes, se pode constatar seguramente que o jogo é uma boa opção para quem está começando. principalmente pelo facilidade do setup inicial. Em poucos minutos você terá o volante e pedais configurados e terá à sua disposição a maior variedade de conteúdo (contabilizando somente conteúdo original) de todos os simuladores de corridas disponíveis no mercado.

1 – RaceRoom

Idealmente, um simulador para inciantes deveria disponibilizar um experiência sem dor de cabeça para o novo simracer, mas o mais importante, uma excelente combinação entre experência de condução e preço. O RaceRoom tem tudo isso, e por este motivo, foi escolhido como o vencedor desta lista.

O RaceRoom é grátis. Isso mesmo, você não leu errado. Basta baixar o jogo e disfrutar do conteúdo (muito limitado), mas de boa qualidade. Assim como nos outros simuladores você tem a opção de comprar os carros e pistas que desejar, mas por um preço muito conveniente.

Alguns dos fatores negativos do jogo é que a seleção dos circuitos pode não agradar a todos. A “moeda” utilizada pelo jogo talvez também possa confundir o usuário já que é uma caracteristica totalmente única deste simulador e que não acresecenta nada ao ao usuário.

Menção Honrosa – Assetto Corsa Competizione

O mais novo simulador ( que já não é tão novo assim) da estúdio italiano Kunos Simulazioni não deveria fazer parte desta lista por uma série de motivos incluindo a própria aceitação por parte da publico. Mas a desconfiança com o simulador focado somente em carros da categoria GT3 mudou bastante devido às importantes atualizações disponibilizadas no final de 2019 e início de 2020. Entre estas atualizaçoes estão novos carros, suporte para monitor triplo e Livery editor (permite fácil modifição da pintura do carro)

O grande entrave relacionado com o ACC é o fato de o simulador exigir um computador bastante potente para operá-lo. O que em muitos casos exije um investimento grande por parte do jogador. Especialmente se você, o novo simracer, quer disfrutar ao máximo da nova obra de arte gráfica criada pela Kunos.

Dica para iniciantes em simracing

O mais importante e indispensável elemento de simulação para quem está começando no simracing é o conjunto volante e pedais. Sem eles não há simulação de corridas ou simracing. Jogar com um controle ou teclado com comandos binários, apesar de divertido não é simracing ou automobilismo virtual. O que faz com que o fator preço dos simuladores acima não seja tão importante, já que o principal investimento está no hardware. Outro fatores também importantes, mas não essenciais são os assentos e suportes de tv ou monitor. idealmente, seu monitor deve estar bem perto do volante para ajudar na imersão e proporcionar o ajuste do “Field of view” (campo de visão) que é calculado com uma calculadora FOV levando em consideração a distância de seus olhos para a tela e o tamanho do monitor.

Dica para inciante. Qual é o melhor simulador de corridas para começar?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here